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Alugar galpões logísticos vale mesmo a pena?

6 minutos para ler

Um dos principais desafios de qualquer negócio da indústria ou varejo é lidar com a logística de produtos. Por ser algo que exige planejamento e muita dedicação, muitas empresas estão investindo na terceirização e na prática de alugar galpões logísticos como formas de otimizar esse processo.

Assim, é possível contar com profissionais especializados em todas as atividades logísticas — recebimento, movimentação e preparo de mercadorias, transporte e distribuição de pedidos —, bem como em locais estratégicos. Com isso, o negócio garante mais satisfação e eficiência na área.

Pensando nisso, apresentamos neste post as principais informações sobre a terceirização da logística e qual a importância de alugar galpões logísticos para esse processo. Continue a leitura para saber!

Os benefícios de terceirizar a logística

Como falamos, a terceirização pode gerar diversas vantagens para empresas da indústria ou varejo. Abaixo, descrevemos melhor os 4 principais. Veja!

1. Aumentar a competitividade

A terceirização da logística permite que toda a operação seja otimizada — desde o recebimento de produtos, armazenamento, preparo de pedidos até as entregas. Assim, menos erros e problemas ocorrem, garantindo mais satisfação e eficiência no processo.

Dessa forma, a empresa passa a oferecer um serviço de mais qualidade, valor e destaque no mercado, transformando sua logística em diferencial competitivo, ou seja, fazendo com que ela comece a ser vista como um benefício exclusivo do negócio.

2. Contar com profissionais especializados

Empresas especializadas em atividades logísticas oferecem profissionais altamente qualificados para realizar as operações. Assim, a empresa garante mais qualidade em seus serviços.

Isso é importante para evitar erros ou problemas que comprometam os resultados da operação. Entre os mais comuns estão a separação errada de pedidos, preparo de veículos de forma desorganizada e entregas atrasadas.

3. Reduzir os custos

Um dos melhores benefícios da terceirização é a possibilidade de reduzir os custos da empresa com a operação logística, uma vez que não é preciso lidar com gastos como a compra de equipamentos ou ter a necessidade de fazer altos investimentos em veículos e manutenção.

O custo de equipe também é retirado da responsabilidade da empresa. Assim, toda preocupação e orçamento necessário para operar passa a ser reunido apenas um valor acordado com as empresas contratadas, o que deixa tudo mais simples de administrar e com menos custos para o negócio.

4. Aproveitar melhor os seus colaboradores

Por fim, com a retirada das responsabilidades e gastos da operação logística, os profissionais da empresa podem ser melhor aproveitados, dedicando seu tempo para lidar com questões relacionadas ao core business do negócio.

Com isso, outros benefícios podem ser aproveitados, como o aumento da produtividade e melhores resultados em termos de desenvolvimento de produtos e estratégias de negócio. Assim, a empresa aumenta ainda mais sua competitividade.

A forma mais eficiente de fazer isso

O primeiro passo para terceirizar a logística da empresa é fazer um mapeamento da operação, identificando quais processos e atividades podem ser otimizadas com a ajuda de um parceiro especializado no assunto.

Posteriormente, é necessário avaliar o mercado e as empresas que podem ser contratadas como parceiras da operação. O ideal é buscar por referências de qualidade dos serviços prestados, como indicações de outros clientes.

Uma vez escolhido o melhor parceiro, é importante que os dois times façam um planejamento e cronograma para o início da operação, garantindo que todas as alterações e investimentos necessários sejam realizados de forma eficiente.

Com a terceirização em andamento, a única preocupação da empresa é fazer seu monitoramento, acompanhando indicadores de desempenho para avaliar se o trabalho contratado está dentro do esperado, gerando resultados positivos para o negócio.

A importância de alugar galpões logísticos

Para otimizar a operação logística, além da terceirização, é importante investir em práticas que potencializam seus resultados, como o aluguel de galpões para a expansão da área de atendimento da empresa.

Esses ambientes apresentam características que promovem uma série de benefícios importantes para o negócio. Entre elas, se destacam:

  • áreas para estacionamento e circulação de carretas, evitando acúmulo de veículos nas vias próximas;
  • piso com alta resistência para suportar o peso de empilhadeiras e cargas paletizadas;
  • pé-direito alto possibilitando a verticalização de estoques, reduzindo a necessidade de área e consequentemente custos;
  • modulação de colunas possibilitando amplos vãos livres com poucos obstáculos;
  • docas para carga e descarga com plataformas niveladoras, ajustáveis a cada veículo;
  • iluminação natural e estrutura otimizada;
  • amenidades e segurança compartilhada, quando situados em condomínios logísticos.

Esses aspectos são encontrados apenas em galpões preparados para atividades logísticas e, por esse motivo, é importante buscá-los para fazer a expansão da operação. Caso contrário, a empresa vai ter que realizar alterações no local escolhido, o que resulta em custos desnecessários.

A opção de alugar os locais é mais fácil e interessante do que investir na compra ou construção de galpões logísticos, uma vez que essa prática exige altos investimentos e demandam mais tempo para começar uma operação no local.

Assim, alugar galpões logísticos permite que a empresa melhore sua operação e facilite o trabalho terceirizado, oferecendo mais opções de centros de distribuição para armazenar e preparar as entregas aos consumidores do negócio.

A melhor forma de escolher esses locais

Depois de conhecer a importância de alugar galpões para o processo eficiente da terceirização da logística, é preciso saber quais são as melhores práticas para essa atividade. De forma geral, é preciso:

  • estudar o mercado: entender quais regiões são estratégicas para a operação da empresa;
  • avaliar os ambientes: listar um conjunto de critérios para analisar cada opção, como preço, tamanho, localização, restrições de uso, segurança, etc.;
  • estabelecer um contrato de locação: definir todas as regras e obrigações das partes para não ter problemas durante o tempo de aluguel.

Para que sejam realizadas de forma eficiente, é importante fazer um bom planejamento e contar com profissionais que conheçam o processo. Por isso, muitas organizações optam por contratar os serviços de uma empresa especializada no assunto.

Esses negócios ajudam a determinar as necessidades da empresa, bem como encontrar e avaliar as melhores opções de galpões logísticos para alugar. Assim, o processo ocorre de forma mais rápida e eficiente.

Agora que você sabe a importância de alugar galpões logísticos, acredita que é o momento de encontrar um para o seu negócio? Então, se você está em busca de um local na região da grande BH, entre em contato conosco da Só Galpões!

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