fbpx

Alugar galpão no interior ou na capital? O que é melhor para seu negócio

4 minutos para ler

Quando pretende-se alugar um galpão, é de extrema importância pensar e planejar sobre a logística e o transporte dos itens armazenados antes de firmar um contrato.

É necessários levar em consideração as necessidades de cada região, sem deixar de lados as necessidades do seu negócio. Para isso, realizar o estudo de mercado torna-se obrigatório. Escolher a localização ideal pode ser uma tarefa difícil, temos os grandes e pequenos centros, cada um com seus prós e contras.

Pensando nisso no artigo de hoje vamos te ajudar a escolher a localização do seu galpão, no interior ou na capital? Apresentaremos as vantagens e desvantagens de cada um. Ficou curioso? Então continue acompanhando!

Conheças as vantagens de cada escolha

Antes de decidir onde o seu galpão estará localizado, descubra se o setor no qual o seu empreendimento atua pode contribuir para a cidade escolhida e quais são os benefícios disponíveis. Investir seus recursos ao caso pode trazer grandes prejuízos para a sua empresa, sem o devido planejamento não é possível antecipar ou mensurar o impacto das decisões.

No cenário de locação de galpões, as cidades grandes costumam levar vantagem, justamente pelo seu tamanho, dependendo das necessidades da empresa, o número muito maior de habitantes pode significar que sempre haverá clientes.

Por outro lado, galpões localizados no interior ou pequenos centros têm pontos positivos como a segurança e outros pontos que serão expostos no artigo de hoje.

Os benefícios e desvantagens da Capital

Neste tópicos vamos ressaltar os benefícios e desvantagens no que diz respeito a locação de galpões. Usaremos a capital Belo Horizonte para exemplificar, pois a região da grande BH é a que oferece o melhor custo-benefício para quem pretende alugar um galpão.

As vantagens de alugar na capital mineira não está diretamente relacionada ao custo. O preço estipulado no mercado de aluguel de galpões é bem semelhante ao de outras capitais. A principal vantagem se dá pelo custo operacional com uma mão de obra mais expressiva do que outros grande centros e a localização centralizada, que proporciona economia no frete e maior facilidade para efetuar entregas de produtos.

Vale ressaltar que, nos grandes centros urbanos, o custo do terreno e da construção é maior quando comparado às cidades pequenas. Além disso, a busca por galpões nas cidades grandes é muito maior, tornando o aluguel mais caro.

Estima-se que o preço do m² nos grandes centros seja de 10 a 18 reais, com uma rentabilidade da locação de galpões sendo cerca de 0,6%.

Os benefícios e desvantagens no Interior

Ao optar por alugar um galpão em pequenos centros, além de uma maior segurança para os produtos armazenados, existe a facilidade em lidar com os órgãos e instituições públicas como a Prefeitura, e a possibilidade de lidar com mais pessoalidade nos negócios, afinal, no interior é comum que todos se conheçam devido ao número menor de habitantes, existe uma maior proximidade entre as pessoas.

Outra vantagem obtida ao escolher o interior é a economia, o preço do m² varia entre 7 a 12 reais e a rentabilidade da locação de galpões é cerca de 0,8%. A decisão entre a utilização entre alugar galpão no interior ou na capital deve ser tomada levando-se em consideração a sua realidade e necessidades empresariais.

Decidiu onde alugar galpão? Para receber muitos conteúdos como esse, não deixe de assinar a nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Share This