A construção civil vem evoluindo a cada dia e os mecanismos tecnológicos e novos métodos empregados fazem com que as estruturas construídas apresentem grandes melhorias. Por isso alguns sistemas estão em evidência atualmente, sendo o steel frame uma delas, que é bastante utilizado em todo o mundo. Mas, você sabe o que é steel frame?

Ela é uma estrutura metálica que chegou no Brasil na década de 90 e é bastante usada nos Estados Unidos, China e Nova Zelândia. Demorou bastante para que esse sistema ganhasse destaque no nosso país e ele apresenta diversas vantagens em vários ramos, por exemplo, na construção de galpões.

Para compreender melhor a sua utilização em construções, preparamos este post para que você saiba mais sobre o assunto. Confira agora!

O que é steel frame?

Literalmente, esse termo quer dizer “moldura de aço”, o que permite entender que se refere a esse elemento. Ele vem da língua inglesa e se liga a uma forma de estruturação civil, que é conhecido como construção seca, uma vez que dispensa o uso de massa ligante e tijolos.

Nesse tipo de construção, as paredes são construídas a partir de uma estrutura de aço que forma todo o esqueleto em que será construído um edifício, por exemplo. Depois de pronta, ela é preenchida por painéis que dão origem às paredes.

Um ponto de destaque bastante importante do steel frame é a limpeza do canteiro de obras, visto que não existe a necessidade de água, o que proporciona uma construção totalmente seca. Esse sistema também é bastante preciso, tanto nos cálculos quantitativos quanto de execução.

A geração de resíduos é quase nula, uma vez que a estrutura é fabricada com as dimensões pré-estabelecidas no projeto, o que dispensa o corte de peças e, consequentemente, gera uma construção rápida, limpa e barata.

No caso de haver mais de um pavimento na edificação, a separação entre um deles do outro é feita por meio de lajes, que são perfis de aço galvanizado revestidos por madeira, placa cimentícia ou outro modelo de placa. Além disso, agrega-se nelas forros, os quais podem ser de PVC, drywall, entre outros. É possível utilizar lajes pré-moldadas de concreto.

Como se dá a sua composição?

Na hora de começar uma obra, no método steel frame, a base da construção é feita com um simples radier, visto que a leveza do sistema não exige uma alta quantidade de fundações para dar suporte para toda a estrutura.

A armação nesse tipo de sistema é moldada em aço galvanizado, ou seja, que não causa oxidação ou enferrujamento ao longo do tempo. Também há normas e procedimentos que as empresas que comercializam o aço devem seguir para que seja garantida uma maior proteção da mercadoria.

Isso permite que o steel frame possa ser usado em qualquer localidade do Brasil, inclusive em regiões litorâneas, nas quais a ocorrência da maresia é muito maior.

No tocante ao revestimento interno dos forros e paredes, ele é constituído em drywall. Também conhecido como gesso acartonado, é um sistema de emplacamento interno leve e limpo de ser instalado. Esses forros e paredes drywall possuem um ótimo acabamento e já é usado por diversas empresas de engenharia no país.

Já o acabamento externo, ele pode ser construído em variadas opções. Desde placas cimentícias, que imitam a alvenaria após acabada, até siding vinílico, bastante usado em obras comerciais.

Quais são os benefícios desse modelo?

Esse sistema apresenta várias vantagens se comparado ao modelo tradicional de construção civil. Para que você entenda melhor, confira agora algumas delas:

Conforto térmico

Como já faz parte desse modelo, o steel frame é capaz de suportar diversas situações de temperaturas, o que deixa o ambiente interno bastante agradável e dentro de uma zona de conforto. Imagine um galpão, por exemplo, em que há diversos produtos armazenados e alguns deles precisam se manter em uma temperatura constante. Esse sistema proporciona isso, por isso é tão vantajoso para o setor logístico.

Os isolantes térmicos presentes no interior das paredes, como vidro ou lãs, fazem com que a temperatura tenha estabilidade. Assim, você acaba diminuindo gastos com refrigeração, o que aumenta bastante a economia ao longo do tempo.

Conforto acústico

É muito importante que o barulho interno e ruídos externos sejam abafados, principalmente em galpões, tanto para proporcionar conforto para quem trabalha internamente, quanto para as pessoas que estão do lado de fora. O sistema steel frame é campeão nesse quesito.

Com uma camada de lã de vidro de apenas 50mm já é possível isolar até 45dB, valor que é aceito para qualquer modelo de parede conforme dita as normas técnicas brasileiras. Uma parede em steel frame com 140mm de espessura, o isolamento obtido chega a 60dB. Comparado com uma parede de alvenaria tradicional, sua espessura deveria ser de 200mm para conseguir ter a mesma eficiência.

Precisão milimétrica

Nos projetos e construções de alvenaria comum, a precisão máxima que seria possível adquirir seria em centímetros. Isso implica que nessas obras as dimensões apresentem exatidão até nessa medida. No sistema steel frame, a precisão é trabalhada em milímetros, ou seja, essa opção se torna muito mais precisa e as possibilidades de haver erros e desperdícios são bem menores.

Por ser tão exato, o controle do projeto e planejamento da obra são muito maiores, o que gera maior eficiência nas construções.

Construção rápida

O modelo steel frame é considerado até 3 vezes mais rápido do que o convencional. Isso se deve ao fato de que o projeto, produção e execução da obra são mais coerentes, quando aliado a uma equipe bem treinada e especializada. Esse benefício reflete diretamente no custo total da obra, visto que o steel frame apresenta uma produção de 5,00m² de área construída por homem/dia.

Melhor custo benefício

Por apresentar maior leveza, rapidez e precisão, é fato que esse sistema tem um custo benefícios bem maior que uma construção convencional. Existe uma alta economia de mão de obra, materiais, consumo energético e de equipamentos.

Enfim, são várias vantagens que o modelo apresenta e diversos setores no Brasil já adotam o steel frame como opção em uma construção. Seja para levantar uma casa ou um galpão, essa opção está cada vez mais presente como o futuro do setor da engenharia civil.

Gostou do nosso post sobre o que é steel frame? Então, que tal saber agora o que é e quais os tipos de estruturas de armazenagem?