fbpx

9 dicas de como melhorar a entrega de produtos na sua empresa

6 minutos para ler

Não é novidade que uma boa gestão logística é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Por esse motivo, é importante garantir que todos os processos e atividades dessa área sejam feitos de forma eficiente, inclusive a entrega de produtos pelos fornecedores.

Um processo ineficiente para o recebimento de mercadorias resulta em diversas inconveniências para a empresa, que impactam diretamente em sua lucratividade. Entre elas, a entrega de itens errados ou danificados, perdas por mal manuseio e falta de produtos no ponto de venda.

Pensando nisso, apresentamos 9 práticas que podem ser adotadas para otimizar a entrega de produtos na sua empresa, garantindo uma gestão logística mais eficiente. Leia e confira!

1. Tenha um bom planejamento de compras

O primeiro passo para garantir uma gestão logística eficiente e ter um bom planejamento de compras, ou seja, realizar previsões de venda e giro de estoque, bem como um calendário para enviar pedidos e receber mercadorias.

O ideal é usar dados como o histórico de vendas e as tendências atuais para estabelecer o total de compra para cada item do mix e cada distribuidor. Dessa forma, as chances de faltar ou sobrar itens é minimizada, bem como todos os custos que estas situações geram.

Além disso, o calendário ajuda a definir quais atividades devem ser realizada para que a entrega de produtos ocorra de forma eficiente. Entre eles, a organização do ambiente de estocagem e presença de profissionais para conferir e manusear as mercadorias.

2. Faça parcerias de confiança

Outra prática importante para garantir que a entrega de produtos seja feita de forma correta é estabelecer parcerias de confiança, ou seja, contar com fornecedores de qualidade. Dessa forma, mesmo em casos que a empresa não tenha alguém para conferir a compra, as chances de problemas são menores.

Para isso, busque por fornecedores com diferencial de mercado, experiência e boa reputação. Um forma de conferir sua qualidade é conversando com outras empresas que já foram, ou ainda são, clientes do negócio. Além disso, buscas na internet sempre contribuem.

3. Invista em um software de gestão

Um software de gestão logístico permite que os profissionais tenham acesso facilitado à informações de todo o processo logístico, inclusive dos pedidos realizados em cada fornecedor. Dessa forma, a etapa de conferência é mais rápido e eficiente.

Além disso, essa ferramenta permite que muitas atividades sejam automatizadas. No caso das entregas, ao confirmar o recebimento dos produtos, eles são automaticamente incluídos no estoque da empresa, sem a necessidade de que um profissional faça isso de forma manual.

4. Atente para a estrutura de estocagem

Os materiais usados para estocar e manusear os itens também podem comprometer a entrega dos produtos na empresa. Por exemplo, equipamentos velhos têm maiores chances de comprometer e danificar suas mercadorias.

A falta de organização também gera o mesmo resultado, bem como a perda de produtos por não saber onde eles foram colocados ou por não fazer seu uso antes da data de validade. Dessa forma, a má gestão da estrutura leva a aumento de custos.

5. Tenha cuidado com o manuseio de mercadorias

Conforme já falamos, o manuseio incorreto das mercadorias no momento de entrega de produtos pode levar a perdas e danificações dos itens. Por isso, é fundamental que materiais, equipamentos e ferramentas adequadas sejam utilizadas nesse processo.

Além disso, é importante que os profissionais responsáveis sejam treinados para realizar essa atividade sem problemas, evitando qualquer erro que comprometa os produtos da empresa, bem como seu desempenho.

6. Estabeleça processos e boas práticas

Outra prática importante para que a entrega de produtos seja feita de forma eficiente é ter de forma clara como esse processo deve acontecer, ou seja, quais as responsabilidades que os profissionais envolvidos apresentam. Isso inclui itens, como:

  • como conferir o pedido;

  • como avaliar a qualidade da mercadoria;

  • como armazenar os produtos;

  • como atualizar o sistema de estoque.

Assim, todo o processo ocorre dentro das regras e normas da empresa. Essa prática é importante para todas as atividades da gestão logística, garantindo que as ocorrências de erros e problemas sejam menores.

7. Treine a equipe

Para que os profissionais tenham conhecimento das boas práticas e regras da empresa, é fundamental ter um bom processo de treinamento. O ideal é que todo novo colaborador passe por um inicial que apresenta itens, como:

  • missão, visão e valores do negócio;

  • objetivos e metas da área;

  • processos, regras e boas práticas;

  • responsabilidades e funções do cargo;

  • profissionais a quem reportam;

  • formas de avaliação.

Além de um treinamento inicial, é indicado que os profissionais passem por novos momentos de capacitação para se manterem instruídos e conhecerem novos processos, atividades ou equipamentos adotados.

8. Faça avaliações constantes

Para determinar se os profissionais precisam de novos processos de treinamento, é preciso adotar medidas de avaliação e mensuração de resultado, ou seja, indicadores que apontam a necessidade — como número de erros cometidos no mês, danificações de produtos, faltas, produtividade, etc.

Além de acompanhar indicadores de resultado dos profissionais, é importante levantar dados do desempenho dos próprios fornecedores, avaliando sua qualidade de entrega — como o número de itens com danificações ou quebrados, fora da validade ou atrasos nos pedidos.

9. Tenha um galpão logístico adequado

Por fim, não basta ter bons processos estabelecidos e profissionais capacitados se o galpão logístico não apresenta as características necessárias para armazenar e viabilizar as atividades logísticas que a empresa precisa.

O ideal é que o ambiente usado apresente uma boa estrutura, com espaço suficiente para armazenar de forma organizada e segura todo o mix de produtos da empresa, bem como permitir que os funcionários realizem suas atividades sem problemas.

Fica evidente que a entrega de produtos é um processo fundamental para a gestão logística, por isso, é importante garantir que ela aconteça de forma otimizada para não ter problemas que comprometem o desempenho da empresa. Para isso, é indicado seguir as dicas apresentadas no artigo.

Agora que você sabe a importância de um bom estabelecimento para otimizar o processo de entrega de produtos, acredita que é o momento de encontrar um para o seu negócio? Então, entre em contato com a Só Galpões, especialista no assunto, e comece sua busca!

 

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Share This