Alugar galpão logístico pode ser uma excelente estratégia para sua empresa melhorar os processos de distribuição de mercadorias. Atualmente, existem centenas de centros logísticos espalhados pelo país com intuito de facilitar o transporte e diminuir o prazo nas entregas.

Além disso, essa alternativa é capaz de promover melhorias significativas no setor de armazenagem, além de agilizar todos os outros processos logísticos. Porém, para que seja feito um bom investimento, é preciso tomar alguns cuidados. Por isso, é muito importante que a escolha do galpão logístico seja realizada criteriosamente, ou, caso contrário, ela poderá gerar muitos problemas em vez de ser a solução para eles.

Dessa forma, desenvolvemos este post com os principais erros cometidos ao alugar um galpão logístico, que devem ser evitados no momento da escolha. Acompanhe e aproveite a sua leitura!

1. Não verificar a adequação à destinação

De acordo com determinada operação, é indicado um tipo de galpão logístico: ou seja, aquele mais adequado para facilitar o fluxo das operações. Para isso, é fundamental escolher o modelo de galpão logístico que opere corretamente e garanta a integridade dos materiais armazenados para o sucesso do investimento, pois alguns produtos podem ter características bem específicas de armazenamento.

2. Não verificar a localização

Um dos maiores benefícios de alugar um galpão logístico é a viabilidade de escolher por uma localização mais estratégica, que envolve:

  • estar mais próximo de seus clientes; 
  • optar por uma localidade onde a margem de tributação seja menor;
  • encontrar-se mais próximo das principais vias de acesso;
  • contar com pontos de apoio, abastecimento e distribuição.

Todas essas questões podem promover ainda mais a logística e o sucesso de seu empreendimento. A sua não observância pode prejudicar a elaboração de rotas de entrega otimizadas, um tempo de trânsito menor ou mesmo provocar mais atrasos, por exemplo.

3. Não verificar as estruturas do galpão logístico

Nesse quesito, é preciso disponibilizar tempo e cuidado para que o galpão logístico a ser alugado seja avaliado criteriosamente em relação à qualidade da infraestrutura oferecida. É necessário observar as condições:

  • dos pisos;
  • da iluminação;
  • das instalações elétricas;
  • do encanamento;
  • espaço para armazenagem, entre outros.

O ideal é que o local não coloque em risco a integridade dos produtos, assim como a de seus colaboradores e a agilidade das operações, que devido ao mal funcionamento podem necessitar de interrupções para ajustes.

Outro ponto relevante é verificar as medidas de segurança oferecidas pelo galpão. Dessa maneira, vale a pena observar, por exemplo, se existem sistemas de monitoramento e controle de portaria. Isso auxilia a coibir ações de criminosos e promove mais proteção para as pessoas, veículos e cargas.

4. Não avaliar o ambiente para transporte de cargas

Analisar somente a estrutura interna do galpão logístico não é suficiente. Às vezes, o espaço pode ser ótimo, em contrapartida o local de acesso, estacionamento e área útil do empreendimento não estão aptos para receber veículos de grande porte com carga. Isso significa que muitas vezes o terreno não apresenta docas, pode ser muito íngreme, não tem estacionamento amplo para manobrar os veículos, entre outros.

É recomendável escolher sempre por uma opção que reúna todos esses quesitos e não deixe a empresa na mão no momento de carregar e descarregar os itens do seu estoque.

5. Não considerar o crescimento da empresa

Toda empresa busca o seu crescimento, pois isso é sinônimo de amadurecimento. Portanto, é imprescindível que o espaço escolhido para receber o estoque dos materiais, ou até mesmo a sua produção, seja capaz de acompanhar esta evolução.

Avaliar a capacidade de aumento do fluxo de produtos, veículos e processos em médio e longo prazo é necessário quando for alugar um galpão logístico. É preciso planejar também a possibilidade de redução das atividades. Essa é a chamada escalabilidade, encontrada em condomínios logísticos que apresentam a capacidade de se adaptar e são moduláveis.

6. Não calcular os custos do galpão a ser alugado

Um galpão logístico eficiente tem alta capacidade de armazenagem. Esse resultado se deve a uma combinação entre a área efetiva de armazenagem sobre a área total locada e da altura do pé direito. Mesmo que o valor do aluguel se encontre na média ou acima do valor do mercado, um galpão de alta performance terá o seu custo de ocupação mais baixo.

Ao considerar apenas o custo do metro quadrado de locação como o fator principal para a análise financeira na escolha de um galpão, sem considerar a sua eficiência, corre-se o risco de pagar um valor mais alto pelo volume armazenado.

Para evitar análises incorretas sobre o custo do galpão, você pode utilizar a calculadora de eficiência logística GLP — aplicativo gratuito disponível para IOS e Android. Ela permite calcular o número de posições pallets, o custo do aluguel por posição pallet de acordo com a altura do pé direito e a eficiência da área de armazenagem do galpão logístico em relação à área total alugada.

7. Não contar com o auxílio de uma boa consultoria

Todos esses detalhes podem ser verificados por profissionais especializados. Esse é o benefício de contar com o apoio de uma consultoria para alugar galpões logísticos. Certamente, essas empresas já apresentam know how suficiente para indicar o empreendimento que seja mais adequado às necessidades de sua companhia.

Para você não errar na escolha do seu galpão, o ideal é realizar o aluguel com o auxílio de consultorias imobiliárias, pois elas têm conhecimento de mercado, podem indicar os melhores imóveis e reduzem o tempo com a procura pelo galpão ideal e processos burocráticos. Com a excelência da consultoria da Só Galpões, é possível encontrar o estabelecimento logístico adequado para a sua empresa.

Como visto, é fundamental ficar atento a esses fatores para que o seu investimento em galpão logístico seja viável. Planejar, analisar e contar com o auxílio de profissionais especializados é essencial para garantir o sucesso do seu negócio.

Se você está à procura de galpões logísticos, nós da empresa Só Galpões —  imobiliária que trabalha no segmento de aluguel, venda, avaliação e consultoria de galpões — teremos a maior satisfação em atendê-lo e ofereceremos a solução que melhor se encaixa em seu perfil. Entre em contato conosco e conheça nossos produtos!