7 dicas para escolher um bom lote

6 minutos para ler

Comprar um lote pode ser um excelente negócio, sabia? E poder construir um imóvel exatamente como o dos seus planos é ainda melhor.

Mas, para que isso aconteça, você precisa saber como escolher um terreno que esteja de acordo com o que você precisa.

Será que você realmente sabe escolher um lote para comprar? Sabe identificar uma boa oportunidade?

O desejo de construir um imóvel como planejado é o principal motivo pelo qual as pessoas optam por investir em um lote. Porém, é preciso ter cautela, caso contrário, a ansiedade pode transformar esse propósito em uma tremenda dor de cabeça.

Existem muitas ofertas aparentemente atrativas, que levam pessoas a investir um bom dinheiro na compra de um lote ruim ou com irregularidades.

Difícil imaginar como identificar estas armadilhas?

É importantíssimo tomar alguns cuidados na hora de escolher um lote para comprar. Por isso, no artigo de hoje vamos dar dicas para que você possa fazer a melhor escolha. Confira.

Saiba o que você pretende construir

Se você não sabe como escolher um lote para construção, o primeiro passo é ter certeza do que você pretende construir nele. Com isso em mente, avalie a metragem do terreno, pois ele precisa comportar o imóvel que você planeja construir.

Você já tem uma ideia da planta baixa do imóvel?

Pois bem, ali constam as metragens de cada espaço e a área total construída. Procure elaborar uma planta baixa que materialize o que você planejou construir para facilitar a visualização do seu futuro imóvel dentro daquele lote que você pretende comprar. Mas lembre-se de pensar na área não construída, nos recuos e afastamentos necessários. É preciso levar em consideração todas as suas pretensões naquele terreno e se a metragem desejada cabe nos seus planos.

Avalie a localização

Além do lote em si, analise também a área do entorno. É fundamental que você avalie a localização do empreendimento e os aspectos relacionados ao acesso e a segurança. Esse é um dos passos importantes para escolher um lote para comprar.

O lote que você pretende comprar tem infraestrutura?

É importante avaliar a infraestrutura do lote ou do loteamento. Já imaginou comprar um lote urbano em um local que não tem, por exemplo, acesso à rede de água e esgoto?

Avalie bem a pavimentação das ruas; a rede elétrica; a disponibilidade de serviços de coleta de lixo; telefonia, internet e transporte público.

Além disso, avalie também outros aspectos ao redor do lote que pretende comprar, como projetos de novas construções na região, avaliando se isso pode valorizar ou desvalorizar o imóvel. Tem tudo o que eu preciso no dia a dia? Há serviços, comércios e/ou opções de lazer que você costuma precisar? Possui boa acessibilidade? É um local seguro?

Analise a posição do terreno no quarteirão

Alguns detalhes precisam ser pensados para evitar frustrações. E a posição no quarteirão é um desses detalhes. Por exemplo, se o lote que pretende comprar estiver entre outros lotes vagos, naturalmente, esses lotes um dia também serão construídos e tais construções podem obstruir a luz. Assim, é preciso analisar bem antes de fechar o negócio.

Procure informações sobre a qualidade do solo

Pergunte ao vendedor ou à loteadora qual o tipo de solo do lote que pretende comprar. Você precisa saber qual o tipo de solo daquele lote para melhor dimensionar os custos da obra que pretende realizar.

Dessa forma, um lote muito acidentado, com declive acentuado, pode exigir mais gastos com terraplanagem, para deixar o terreno todo no mesmo nível, pronto para construir. Observe também a presença abundante de pedras ou de água, pois, isso influencia diretamente na sua construção. Quando há muitas pedras o solo fica mais duro e difícil de perfurar e quando há muita umidade a fundação precisará ser mais profunda ou será necessário um melhor sistema de drenagem para evitar problemas com infiltração. Se houver rios ou córregos próximos, isso também vai exigir mais gastos para lançar os alicerces.

Ainda que um bom projeto possa solucionar essas questões, é importante avaliar se os gastos mais altos inviabilizam a compra do lote.

Por tudo isso, é importante contratar um profissional especialista para fazer a sondagem do terreno e verificar as possíveis soluções. Saiba que cada tipo de solo tem suas especificidades e o estudo do solo vai contribuir diretamente para que você tenha um melhor aproveitamento das características do seu lote.

Observe a incidência solar

Saber como o sol incide sobre o seu terreno é muito importante, faz total diferença na hora de definir como você vai construir naquele terreno. O ideal é que a construção fique de frente para o nascente ou precisará de um projeto diferenciado.

Não sabe como ver a incidência do sol na hora de escolher o lote para comprar?

Uma dica é ficar de pé com o braço direito na direção onde o sol nasce (leste). Assim, você terá as outras posições: braço esquerdo é oeste, costas é o sul e frente é o norte.

Sabe por que isso é importante na hora de construir?

Na hora de definir a posição dos quartos, caso seja um imóvel residencial por exemplo, o recomendável é que eles recebam o sol da manhã, facilitando o despertar e evitando que eles fiquem muito quentes ao final do dia. E na cozinha, que já tende a ficar quente por causa das refeições, o lado sul é o mais recomendado justamente porque recebe menos incidência do sol.

Verifique a documentação

Tudo o que se refere a documentação requer muito cuidado. Verifique se o lote ou loteamento possui registro e exija as licenças exigidas, assim como a aprovação do projeto final. Confira se há a aprovação nos órgãos ambientais e se o zoneamento permite a instalação da atividade pretendida no local, caso seja para uso comercial. Entre os documentos principais para comprar um terreno, o mais importante é a matrícula individual do lote. Há uma lista de documentos importantes que precisam ser observados e isso vai te dar segurança na hora de fechar o negócio.

Busque alternativas viáveis de pagamento

Cheque as suas finanças, avalie o que é mais vantajoso na hora de escolher a forma de pagamento do seu terreno e já se programe para iniciar o planejamento da construção.

Existem financiamentos bancários, empréstimos pessoais ou consórcio. Pesquise, faça simulações, confira as exigências de cada opção e compare e escolha a que tiver melhor custo-benefício para seu bolso.

Planejando comprar um lote, pense no passo seguinte, em construir. Portanto, nada de se comprometer com o pagamento do lote se não tiver sequer perspectiva de reunir condições para dar andamento à fase seguinte.

Gostou do artigo? Pronto para escolher o seu lote para comprar? Assine nossa newsletter e fique por dentro de vários outros assuntos interessantes como esse.

Posts relacionados

Deixe um comentário