fbpx

6 melhores livros sobre logística para gestores

6 minutos para ler

Entre os fatores que determinam se as empresas terão ou não sucesso em alcançar as suas metas, a logística pode ser considerada um dos principais. Por essa razão, estar alinhado com as novas estratégias de mobilidade oferecidas pelo mercado faz toda a diferença ao definir os processos utilizados nos transportes de cargas e mercadorias. Nesse contexto, os livros sobre logística podem ser um diferencial para que o seu negócio se destaque perante os concorrentes. 

Com o objetivo de ajudar você e sua empresa a aprimorar essa importante área, aprender e entender sistemas e gestão de cadeia de suprimentos, listaremos neste artigo os 6 principais livros que todo gestor deve conhecer. Continue a leitura e saiba mais!

1. A loja de tudo: Jeff Bezos e a Era da Amazon

De Stone Brad e publicado pela editora Intrínseca, “A loja de tudo” é uma biografia bastante eficiente sobre a empresa que mudou para sempre a forma de comprar e vender online: a Amazon. Sua empresa não necessariamente precisa ser referência de inovação logística e transporte, mas, assim como essa startup, é possível entender que um olhar mais atento ao setor pode ocasionar vários benefícios para o negócio.

No livro, você vai encontrar relatos inéditos de familiares, colaboradores, amigos e ex-funcionários da gigante varejista, revelando detalhes bem importantes da história da empresa, assim como um olhar bem pessoal sobre o icônico Jeff Bezos e um mundo sem limites de competitividade. Vale muito a pena ler!

2. 350 dicas para gerenciar seu armazém: almoxarifado, depósito, centro de distribuição

Do autor Ken Ackmerman, esse livro traz vários artigos resumidos e de fácil entendimento sobre Logística de Armazenagem. Nele, você encontra experiências práticas transformadas em dicas para os gerentes de logística, supervisores, líderes de equipe e todos os profissionais que se envolvem diretamente com a rotina da área.

Entre os aspectos abordados no material, você encontra desde a contratação de funcionários até as melhorias de operações, tecnologia da informação, armazenagem terceirizada, layout e listas de verificação com o objetivo de garantir que todos os processos da empresa funcionem de maneira eficiente.

3. Modelos de gestão estratégica: os 60 modelos que todo gestor deve conhecer

Constantemente, nos deparamos com problemas no mundo dos negócios. Para o sucesso da equipe, é necessário saber como resolvê-los de forma objetiva. E é justamente nesse contexto de tomadas de decisões que o livro de Marcel Van Assen fornece ao gestor o auxílio necessário para escolhas certeiras.

O material destrincha os 60 modelos de gestão mais utilizados pelas empresas, como a matriz BCG, o Balanced Scorecard (BSC) e o benchmarking. A obra abrange tanto os modelos tradicionais quanto os modernos, sendo eles táticos, práticos ou operacionais. Cada uma das estratégias é apresentada de forma direta, com informações precisas sobre quando e como usá-lo, além de fazer uma análise final sobre cada uma das aplicações.

4. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos: logística empresarial

Ao tratar sobre os processos logísticos e a cadeia de suprimentos, as empresas necessitam deixar de lado o receio e buscar por mais alternativas pouco exploradas no mundo dos negócios. Por essa razão, o livro “Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos”, de Ronald H. Ballou, é uma obra essencial para profissionais que são atuantes nas áreas de operações.

Nele, você descobre que não basta melhorar os processos, mas sempre renovar a produção, o gerenciamento, o manuseio, a armazenagem e entrega, de maneira que garanta a satisfação do cliente. Além disso, não basta só vender, é preciso assegurar com que os produtos descartados não agridam a natureza ou, caso contrário, gerem o menor impacto possível, fortalecendo a sustentabilidade e garantindo aspectos positivos para a empresa.

A obra apresenta a prática e a teoria da logística empresarial de maneira muito equilibrada. Todos os capítulos são apresentados com muitos cases educativos, diversos exercícios para praticar e exemplos resolvidos, oferecendo ao leitor uma visão mais ampla dos aspectos abordados.

O livro traz, também, um CD-ROM que acompanha o conteúdo e que inclui o LOGWARE, software com várias rotinas de pesquisas operacionais e outras ferramentas destinadas a resolver problemas propostos pelo material. 

5. Logística e gerenciamento da cadeia de abastecimento

 Entre os principais aspectos que aumentam a competitividade do negócio e a satisfação final do cliente, podemos citar melhorias na qualidade e no tempo de entrega de qualquer produto, a redução de custos, da carga tributária ou do giro de estoque

Pensando nesses aspectos, o autor Paulo Bertaglia trouxe alguns exemplos de como as organizações no Brasil, como a Bic, Volkswagen, Avon, Magazine Luiza, Martins, entre outras, utilizam a logística e integram os seus sistemas com o objetivo de superarem os objetivos.

Esse é considerado um dos livros sobre logística mais completos da língua portuguesa, capaz de abranger diversos conceitos, metodologias e a evolução da cadeia de abastecimento no Brasil, utilizando exemplos de casos reais e em diversos setores.

6. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos: estratégias para a redução de custos e melhoria dos serviços

O gestor tem cada vez mais noção do quão importante é a administração da área de cadeia de suprimentos. Esse setor é cada vez mais compreendido e não considerado apenas como uma parte da gestão da logística. A partir do momento que os negócios se tornaram mais e mais imprevisíveis, passaram a exigir com que a cadeia de suprimentos fosse mais dinâmica e flexível.

Foi diante dessas premissas que Martin Christopher criou essa obra, trazendo reflexões bastante atualizadas sobre a nova gestão das empresas com base em sustentabilidade na cadeia de suprimentos, em demanda e na cadeia de suprimentos do futuro, além de oferecer estudos de casos que garantem a lucratividade nos negócios e a sua vantagem competitiva. 

No livro, as reflexões contidas discutem um novo ambiente das empresas, fazendo delas referências para o gerenciamento de uma cadeia de suprimentos. 

Ao ler este conteúdo, você pôde conhecer 6 dos livros sobre logística que todo gestor deve ter conhecimento. Neles, é possível aprimorar esse setor tão importante em seu negócio, utilizando exemplos de casos reais e que tanto contribuíram para a competitividade de empresas importantes em nosso país. 

Caso você queira se aprofundar no assunto, entenda as vantagens de utilizar a tecnologia no setor de logística. Boa leitura! 

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Share This

Receba nossos conteúdos em primeira mão