fbpx

6 dicas imprescindíveis para melhorar a logística do seu negócio

3 minutos para ler

Quando pensamos na gestão de um negócio, a logística é sempre vista como algo difícil de lidar e com altas chances de dar problemas para a empresa. Atrasos em entregas é um dos principais motivos de insatisfação do cliente e causam a perda de valor diante do consumidor.

No cenário atual, perder clientes não é algo que as empresas podem deixar passar. O processo logístico precisa ser desenvolvido e cuidado para gerar bons resultados e evitar qualquer tipo de falha.

Pensando nisso, separamos 6 dicas imperdíveis para você melhorar a sua logística do negócio e não perder nenhum cliente! Continue lendo para conferir.

1. Tenha um sistema eficiente de gestão

O seu Sistema de Gestão influencia os resultados de toda a sua operação, inclusive no seu sistema logístico.

Garanta que, ao escolher um Sistema de Gestão, ele inclua módulos para monitorar e controlar a logística do seu negócio, assim você possuirá uma visão integrada de todas as atividades.

2. Foque na boa comunicação com todos os parceiros

O Sistema de Logística de qualquer empresa depende totalmente dos seus parceiros, como fornecedores e rede de entrega.

O ideal é ter seus sistemas integrados, além de acordos de entregas bem definidos, assim, você garante mais eficiência em todo o projeto.

3. Mantenha a organização no ambiente de trabalho

Ambientes desorganizados sempre influenciam os resultados de equipe de forma negativa. Mantenha processos e ambientes organizados para não perder informações e prejudicar seus sistemas, incluindo o de logística.

Além de organizado, é importante investir na integração do time para que as informações sejam passadas de forma ágil entre todos. Isso inclui as áreas de finanças, marketing, estoques, vendas e operações.

4. Controle bem o seu estoque

O principal motivo de atrasos e falhas em entregas é devido a falta de estoque. A melhor maneira de solucionar esse erro é controlando de forma eficiente o seu estoque, preferencialmente por meio da sua plataforma de gestão e usando automações que não necessitem de trabalho humano.

Além disso, o desperdício de estoque é algo que também afeta seu negócio, gerando custos desnecessários, portanto, o ideal é realizar análises e estudos do histórico de vendas para melhor calcular a previsão do estoque necessário em diferentes momentos de vendas.

5. Use sistemas de integração de plataformas

Uma forma de garantir que todos os parceiros e informações relacionadas a pedidos e estoque funcione corretamente, é você pode integrar seus sistemas.

Muitas empresas estão integrando suas plataformas online com sistemas de ERP, CRM e logística para que as informações não se percam. Para isso, é necessário que a integração realize também atualizações automáticas entre as informações em cada uma de sua plataforma.

6. Considere o uso de galpões para melhorar o fluxo

O uso de galpões adequados  (localização, capacidade de carga do piso, pé direito e  tamanho ideal), tem se mostrado uma ótima saída para as empresas que querem oferecer maior abrangência geográfica para seus consumidores e não correr altos riscos de problemas relacionados a entrega.

Ao adotar o uso de galpões adequados,  locais estratégicosvocê opera seu estoque facilitando a entrega e reduzindo custos para a empresa.

Gostou desse conteúdo? Que tal conferir este outro post sobre como avaliar a estrutura de um galpão para melhorar a sua logística do negócio?

 
Posts relacionados

Deixe uma resposta

Share This