Já sabemos que a logística é uma área essencial para as empresas que querem otimizar seus resultados e reduzir custos.

O bom funcionamento dessa área inclui manutenção e organização de boa estratégia de armazenamento de carga, uma das principais fontes de custo para a empresa, em caso de problemas.

Pensando nisso, levantamos os cinco erros no armazenamento de carga que você não deve cometer. Continue lendo para conferir. 

1. Falta de planejamento

Para evitar qualquer problema na logística de uma empresa e no seu processo de armazenamento de carga, é essencial planejar. Crie um plano que considere datas, horários de entrega e saída de produtos, organização de produtos e controle de estoque.

Apresente o cronograma aos funcionários e certifique-se de que haverá tempo hábil para todas as atividades. Assim, não há chances de a equipe ter que fazer carregamento de última hora, com pressa, o que aumenta o risco de perda e danificação de produtos.

2. Equipe mal preparada

Além de ter um cronograma claro com atividades e gestão das cargas, é essencial ter uma equipe preparada e bem instruída para receber e cuidar do seu produto.

Os funcionários precisam saber qual a forma correta de manusear os produtos, como armazená-los e se existem condições de armazenamento essenciais para o seu cuidado, como temperatura do ambiente.

3. Sistema de empilhamento inadequado

Muitos produtos são perdidos ou danificados devido à forma como são organizados no ambiente de estoque. Por exemplo, a colocação de muitas caixas empilhadas ou caixas mais pesadas sobre mais leves leva a uma queda dos produtos.

Para evitar que isso aconteça tenha um sistema de empilhamento que considere as características do seu produto e defina restrições que podem danificá-lo. 

Isso deve fazer parte do treinamento dos funcionários e verificado de forma regular.

4. Embalagem inadequada

A embalagem, além de ser o porta-voz do seu produto na gôndola, funciona como uma proteção para o seu produto. Portanto, a sua escolha deve considerar esse papel, para que não ocorram perdas de produto.

Boas embalagens são resistentes e protegem o produto durante o processo de armazenamento e transporte, ao mesmo tempo que são de fácil manuseio para o cliente.

O correto é possuir mais de uma embalagem: a do próprio produto e uma ou mais para o transporte e armazenagem, para garantir a segurança e a qualidade durante o transporte.

5. Estrutura do local não considerada

Um erro muito comum é não considerar a estrutura do local de armazenamento do produto, como suas medidas de entrada, espaço de armazenamento, opções de temperatura, exposição ao ambiente externo, entre outras condições que podem afetar e colocar em risco os produtos estocados.

Independentemente de você alugar ou comprar o seu próprio galpão de estoque, é importante ter essas características e necessidades específicas de armazenamento para que o risco de perda seja reduzido, diminuindo os custos da empresa.

Agora que você já sabe o que não fazer no armazenamento de carga, entenda melhor o que são estruturas de armazenagem e como escolher a melhor opção para o seu negócio