Se sua empresa está em constante crescimento, ter um galpão de logística como centro de distribuição pode ser uma ótima alternativa, tendo em vista que trará mais segurança aos seus materiais, além de poder contar com um local estratégico para a entrada e saída de produtos.

No entanto, é preciso ter alguns cuidados para a conservação e redução de riscos nesses espaços, uma vez que é essencial possuir alternativas visando não prejudicar o armazenamento nem a demanda de pedidos.

Pensando nisso, elaboramos este post, para que você fique por dentro de algumas medidas práticas para a preservação no seu galpão de logística. Boa leitura!

1. Conheça medidas para a prevenção de incêndios

Um gestor, que tem como extensão de sua empresa um galpão de logística, precisa estar ciente de algumas medidas práticas na estrutura física para a prevenção de incêndios. Entre elas, citaremos as principais. 

O cuidado com as instalações elétricas

Em relação ao sistema elétrico de seu espaço, o aconselhável é que as ligações estejam todas em um único circuito. Imagine só muitos aparelhos ligados em apenas uma tomada? Se isso já é perigoso em ambientes residenciais, em um galpão se torna um risco aos seus colaboradores e ao estoque. 

Lembre-se, ainda, de que fios desencapados precisam ser trocados imediatamente. Caso não seja possível, o ideal é que fiquem isolados para a prevenção de acidentes. 

Os equipamentos para momentos críticos

Você já deve saber quais são aqueles itens necessários para o caso de acidentes, não é verdade? Sendo assim, é preciso que todo o material hidráulico que vá oferecer suporte aos extintores, hidrantes e mangueiras sejam inspecionados de acordo com as normas vigentes. 

Além disso, é essencial se certificar de que a quantidade de equipamentos é diretamente proporcional à área protegida. Se o seu galpão for muito extenso, contar com apenas dois extintores é a mesma coisa que nada! Por isso, sempre tenha essa noção para que, em casos de incidentes, haja o suficiente para evitar maiores proporções. 

A cautela no manuseio de materiais químicos

Oferecer aos colaboradores o conhecimento necessário para que eles tenham cautela no manuseio de materiais químicos é imprescindível. Sendo assim, distribua conteúdos para que eles leiam com cuidado as instruções de armazenamento e segurança, assim como entendam sobre os riscos de incêndio apresentado. Verifique, ainda, se a ventilação de seu galpão é adequada para evitar esse tipo de incidente.

2. Realize treinamentos com a equipe

Os treinamentos com a equipe trazem inúmeros benefícios à sua empresa. Inclusive, podem ser um importante aliado para a conservação e redução de riscos ao seu galpão de logística. Sendo assim, atitudes como essas permitirão com que todos os colaboradores estejam alinhados com as principais diretrizes de segurança, entendendo como se manuseia os equipamentos e utilizando corretamente os itens que protegem a sua integridade física.

Uma boa medida para que isso seja seguido de maneira correta é a partir da elaboração de um calendário, contendo todos os treinamentos que sua equipe precisará realizar. Assim, é possível manter um controle, especialmente quando houver a entrada e saída de funcionários, que receberão treinamentos iniciais e completos sobre os procedimentos de seu galpão de logística. 

Além disso, tenha em mente um colaborador que esteja há mais tempo na empresa, que traga consigo habilidade e experiência suficientes para contribuir com os processos e auxiliar os demais no manuseio dos equipamentos e das máquinas. Todas essas atitudes tendem a beneficiar a redução de riscos no local, uma vez que acidentes laborais estão intimamente ligados a falhas operacionais humanas. 

3. Faça manutenções periódicas

Em galpões de logística, equipamentos carentes de manutenções podem representar um risco para a integridade dos materiais e dos colaboradores. Dessa forma, aqueles itens de elevação de cargas que já representam um risco, podem piorar se não passarem por manutenções periódicas. 

Ou seja, além de contar com profissionais capacitados para eventuais problemas, é preciso investir nesse constante monitoramento, que vai conferir mais segurança e eficiência ao seu galpão de logística. Máquinas que passam por manutenções têm as chances reduzidas de ficarem inoperantes, contribuindo para que a produção de seu espaço nunca pare por essas questões. 

Mais uma vez, o investimento em treinamentos é essencial. Caso algum equipamento não funcione, é preciso que eles estejam cientes de como agir da melhor forma. Além disso, é preciso que eles comuniquem imediatamente a algum setor superior, com o objetivo de resolver o quanto antes. 

4. Tenha os locais de riscos bem mapeados

Todas as empresas estão propícias a terem locais de riscos. No entanto, caso essas regiões estejam bem-mapeadas e oficializadas em relatórios, as chances de isso representar um problema reduzem significativamente. Nesse cenário em específico, confeccionar um Mapa de Risco torna-se essencial, pois demonstra, a partir de materiais gráficos, as áreas mais propícias a acidentes e tem a chance de classificá-las em 3 níveis: pequeno, médio e grande.

Você deve estar se perguntando se necessita de uma equipe específica que possa fazer esse estudo. Acredite: os colaboradores mais engajados podem trabalhar nesse mapeamento a partir de um grupo denominado CIPA. A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é constituída por representantes dos funcionários e dos empregadores, com o objetivo justamente de atuar na segurança dos colaboradores. 

Como um dos seus principais objetivos é justamente buscar pela segurança e saúde no ambiente de trabalho, essa equipe tende a traçar estratégias para tornar o espaço de acordo com as exigências da lei.

Ter uma comissão como essa em seu galpão de logística não oferece apenas as vantagens já apresentadas, como também reduz as chances de gastos extras e motiva os colaboradores a buscarem constantemente por meios para a redução de acidentes. 

A partir da leitura deste conteúdo, você teve acesso a algumas medidas essenciais que visam a conservação e redução de riscos no seu galpão de logística. Buscar por um espaço que permite o crescimento de sua empresa é essencial, mas é necessário ter sempre em mente que a saúde e a integridade física de seus colaboradores devem vir em primeiro lugar.

Portanto, ao aplicar essas dicas em seu galpão, certamente você vai poder usufruir dos benefícios de se preocupar com essas questões.

Achou essas dicas interessantes e gostaria de ter acesso a mais novidades como essas? Assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos diretamente em sua caixa de entrada!