fbpx

4 galpões reformados e transformados em escritórios incríveis

7 minutos para ler

Quando se fala em galpão, é comum que surja a ideia de ser apenas um local para o armazenamento de itens de uma empresa e mais nada. Porém, os exemplos de galpões reformados demonstram o contrário. Com um bom projeto, é possível adaptar os espaços e transformá-los em escritórios modernos, práticos e muito funcionais.

As vantagens vão desde a economia de recursos até o emprego de práticas sustentáveis e de diferenciação. Especialmente quando a ideia é criar locais altamente integrados, recorrer a uma construção do tipo se mostra uma ação vantajosa.

Quer se inspirar? Veja 4 opções de galpões que passaram por reformas e que se transformaram em escritórios únicos pelo mundo.

1. O galpão cheio de natureza de Amsterdã

Em Amsterdã, na Holanda, havia um antigo e abandonado galpão. Praticamente considerado como sendo uma construção inútil, o potencial da área era muito pequeno — até que os arquitetos do escritório Except Integrated comandaram um projeto nesse espaço.

A principal adaptação foi torná-lo habitável pelas pessoas, fazendo-o confortável em várias dimensões. Fruto da Revolução Industrial, ele havia sido pensado para máquinas e armazenamento, de modo que trabalhar ali não era, até então, uma realidade.

Isso começou a mudar, primeiramente, com a abertura de várias janelas o uso de uma grande estrutura que une metal e vidro. A ideia era trazer maior integração ao ambiente externo, além de melhorar e homogeneizar a iluminação interna.

Outro ponto foi o uso de vários módulos de madeira, dando um ar rústico, móvel e muito prático. Sem nenhuma divisória, o novo escritório prioriza a colaboração e a integração entre as diferentes estações de trabalho.

Porém, o seu maior diferencial é a presença de elementos naturais que criam um aspecto único a este ambiente. Ele é repleto com várias plantas e pequenas árvores, que ajudam a manter a umidade e, também, criam espaços muito agradáveis. Não à toa, o local passou a receber o nome de Crystal Forest.

Assim, esse é um dos galpões reformados que se transformou em uma opção única, com muita personalidade e que oferece total conforto e funcionalidade em relação ao que se propõe.

A inspiração nesse projeto pode se focar em usar os elementos naturais integrados ao ambiente, bem como na preocupação com a climatização e com o conforto, em geral. Tornar o espaço adequado para quem trabalha, portanto, deve estar entre as prioridades.

Ficou curioso? Descubra mais sobre a obra no site do Except Integrated Sustainability.

2. O novo escritório de uma instituição de caridade norte-americana

Na hora de criar um escritório, a instituição de caridade Pallotta TeamWorks encontrou algumas dificuldades. Sendo sem fins lucrativos, o orçamento era bastante reduzido, até mesmo para realizar a climatização.

Funcionando em um galpão com quase 500 metros quadrados, exigiu algum esforço por parte dos profissionais do escritório Clive Wilkinson Architects para chegar a um ótimo resultado.

Para aproveitar o galpão de maneira funcional e bonita, os arquitetos decidiram usar materiais sustentáveis. Lonas foram dispostas no ambiente para favorecer a circulação de ar e criar pontos de refresco.

Para a iluminação, as claraboias aproveitam o máximo da luz natural. Assim, é possível garantir que o espaço seja confortável e que use adequadamente a energia elétrica.

Para dar um aspecto ainda mais ligado à natureza, há uma pequena fonte de água reutilizada que percorre muitos dos módulos de madeira e contêineres reaproveitados. Ao final, o projeto foi barato, sustentável e prático.

Veja o que os profissionais do Clive Wilkinson Architects fizeram.

3. O galpão transformado por estruturas de madeira em Lisboa

A capital portuguesa também tem um ótimo exemplo entre os galpões reformados que podem inspirar o próximo projeto. A empresa byDISPLAY decidiu centralizar suas operações nos galpões, deixando o escritório de lado.

Porém, precisavam transformar o ambiente em um lugar que não apenas fosse prático e funcional, mas também bonito e agradável.

Para evitar desperdícios e dar um toque único, decidiu usar mais de 2.000 pallets de madeira que já tinham sido empregados em ações prévias do estabelecimento.Distribuídas por toda a fachada e interior, as estruturas servem tanto para decoração, quanto para dividir a área e criar pontos diversificados.

Para completar a adaptação, o teto foi restaurado e algumas partes, recuperadas. Uma nova pintura deixou o espaço com cara de novo e com um aspecto extremamente moderno.

De uma construção sem vida, escura e pouco prática, o novo escritório da byDISPLAY ganhou personalidade graças à sustentabilidade, que pode ser empregada de várias formas na hora de renovar um galpão. Seja aproveitando materiais antigos ou focando em economia de recursos naturais, a temática da sustentabilidade foi o centro do projeto.

Saiba mais como a mudança sustentável ocorreu.

4. O galpão industrial catarinense que virou escritório de arquitetura

Voltando as atenções para o Brasil, o país também tem seus exemplos de galpões reformados com sucesso e transformados em escritórios. Uma das obras mais destacáveis é de autoria de Katalin Stammer e fica em Santa Catarina.

O galpão original tinha 120 metros quadrados e, no estilo pré-moldado, apresentava grandes possibilidades para um bom projeto. A designer e arquiteta fez um projeto inspirado nos lofts de Nova Iorque e deu uma nova cara ao ambiente.

Uma das principais modificações foi a fachada de vidro, com visão ampla do espaço interno e uma abordagem moderna da arquitetura. Para a climatização, um sistema cruzado foi instalado, garantindo que tudo seja confortável, sem gastar demais.

Além de tudo, a profissional criou uma pequena área elevada e diversos nichos no espaço por meio da decoração. A integração com o meio ambiente acontece com o paisagismo do lado de fora e com algumas espécies naturais no interior, ajudando a manter o clima e o aspecto estético.

A iluminação artificial foi bem integrada ao cimento queimado, criando áreas igualmente funcionais, práticas e bonitas. Para se inspirar, é possível empregar a ideia de deixar o galpão amplo, ao mesmo tempo em que são criados vários nichos de acordo com o uso de cada área.

Confira o projeto de galpão para o escritório de Santa Catarina.

Com esses galpões reformados, fica fácil se basear para usar as técnicas parecidas. Inclusive, é possível até eliminar algumas etapas construtivas, como com o uso de pré-moldados e de estruturas como contêineres. Assim, fica fácil aproveitar o melhor dos espaços rumo ao sucesso do seu empreendimento.

Se você gostou de conhecer esses escritórios, compartilhe o post nas suas redes sociais e mostre para mais pessoas que essa transformação é possível!

 

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Share This

Receba nossos conteúdos em primeira mão