A precificação no mercado imobiliário é sempre um desafio, especialmente para as pessoas que são leigas sobre as principais características do setor. Dentro desse contexto, é imprescindível conhecer os fatores que impactam o valor de um aluguel comercial se você deseja abrir um negócio ou mudar a sua empresa de lugar.

Além dos itens mais evidentes, existem outros que têm muito importância, mas que poucas pessoas consideram. Ficou interessado? Quer descobrir se você o proprietário está pedindo uma quantia justa? Então confira o que você não pode deixar de observar antes de fechar o contrato.

1. Localização

Para muitos especialistas, a localização é o principal dos fatores que impactam no aluguel comercial e isso não é à toa. O lugar no qual a propriedade está situada é muito importante e, certamente, você já viu unidades com características similares, mas que tem preços completamente diferentes de acordo com o bairro onde estão.

É indispensável para qualquer estabelecimento, por exemplo, que a região seja bem atendida por serviços essenciais, especialmente energia, água, gás, telefonia e internet. Além disso, é importante que seja uma área de fácil acesso e que desperte o interesse ou esteja na passagem do público-alvo do negócio.

2. Segurança

Infelizmente, sabemos que o nosso país enfrenta sérios problemas em termos de criminalidade, especialmente nos grandes centros urbanos. Diante dessa realidade, a segurança também acaba sendo um dos fatores que impactam o valor de um aluguel comercial.

As propriedades com mais procura e, consequentemente, com o maior preço, são aquelas que estão em área com boa movimentação de pessoas, inclusive nos finais de semana. A iluminação pública também impacta positivamente, bem como a presença de policiamento ostensivo e de delegacias.

3. Estrutura

Qualquer estabelecimento comercial depende da estrutura do imóvel para funcionar. Embora as necessidades e demandas variem de acordo com o tipo de negócio e o segmento da empresa, alguns itens são comuns a praticamente todos os empreendimentos. É imprescindível, por exemplo, contar com energia suficiente para as máquinas.

Se você trabalha com fornecedores, é indispensável também que as vias de acesso permitam a manobra de caminhões e carretas, se essa for uma necessidade logística. Avalie também outros detalhes, como a porta de entrada, o tipo de piso, o material do telhado, o sistema hidráulico e tudo mais o que você julgar importante.

4. Local para estacionamento

Por fim, contar com um local para estacionamento é outro dos fatores que impactam no aluguel comercial. Como os transportes públicos não costumam ser muito eficientes em nosso país, uma área para que os clientes deixem seus veículos acaba sendo muito importante para atender melhor ao seu público.

Se esse espaço puder ser dentro ou na frente da sua empresa, melhor ainda, mas lembre-se que isso jogará a precificação para o alto. Porém, mesmo a existência de vagas na rua do estabelecimento ou de um estacionamento terceirizado nas imediações já são uma vantagem competitiva.

Esses são alguns dos fatores que impactam no aluguel comercial! Gostou do conteúdo? Então siga nosso perfil em suas redes sociais!