4 dicas infalíveis para quem está buscando um imóvel comercial para comprar

6 minutos para ler

Investir na compra de um imóvel comercial, como lojas, escritórios ou galpões é, na maioria dos casos, uma grande vantagem para investidores e empresas. Além de serem ativos com tendência de valorização ao longo do tempo, os imóveis comerciais normalmente apresentam boa rentabilidade de aluguel. E para quem deseja instalar seu negócio no local, a compra do imóvel comercial próprio dá mais liberdade para fazer adequações, além de economizar com alugueis.

Adquirir um imóvel comercial é sem dúvida a realização de um sonho para muitos que já tem um negócio próprio ou está montando um, porém, para a realização desse sonho, é preciso estar atento a vários detalhes importantes.

Conquistar o imóvel comercial próprio requer, principalmente, um bom planejamento.

Por isso, hoje vamos falar para você, que está buscando comprar um imóvel comercial, 4 dicas infalíveis para realizar um excelente negócio. Confira!

Planejamento financeiro

O planejamento financeiro orienta você para que alcance seus objetivos.

Veja bem, ao planejar-se financeiramente, você consegue organizar os seus gastos. Para isso, crie planilhas de controle de gastos mensais e, assim, poderá ter uma visão geral de tudo que tem gasto, podendo cortar aquilo que considerar desnecessário.

Ao economizar reduzindo gastos desnecessários, estipule uma quantia para guardar. Ao se organizar e guardar tudo o que sobrar, você fará um compromisso e criará uma rotina de economia mensal.

Tudo isso não é uma tarefa fácil. Entretanto, se você estabelecer metas, como comprar um imóvel comercial, isso provavelmente servirá de incentivo para que você guarde dinheiro.

Defina um orçamento

Depois de planejar-se financeiramente, pense em quanto você pode investir em um imóvel comercial.

O primeiro passo para comprar um imóvel comercial é estipular um orçamento. E olha, ele precisa ser racional, alinhado às reais possibilidades de seu negócio.

E lembre-se: ao definir um orçamento, você deve considerar não apenas o valor do imóvel, mas também, os gastos com documentação e possíveis reformas.

Imóvel comercial: pronto ou na planta?

Quando pensar em comprar um imóvel comercial, é preciso pensar sobre a melhor alternativa em que você se encaixa: um imóvel pronto ou na planta. É importante verificar as possibilidades e vantagens que cada uma das opções lhe oferece e a que melhor se adequa às suas condições.

Se você não tem pressa para se mudar para o imóvel ou precisa de melhores condições para pagamento, o imóvel comercial na planta é uma ótima opção. Mas, se pretende se mudar logo e dispõe de uma quantia maior para dar entrada, por exemplo, você precisa de um imóvel comercial pronto.

Comprar imóvel comercial na planta

Um imóvel comercial comprado ainda na planta, em processo de construção, tem excelentes vantagens, como as condições de pagamentos.

Nesse caso, você não precisa ter o valor integral em mãos para realizar o pagamento, pode pagar as parcelas no decorrer da obra e financiar o restante após a entrega das chaves. Mas, se tiver uma reserva pode conseguir bons descontos ao antecipar os valores. Além disso, terá um imóvel comercial novo, alinhado às últimas tendências.

Entretanto, comprar um imóvel comercial na planta requer paciência, pois terá que aguardar até que fique pronto. E é importante se informar sobre a construtora do empreendimento antes de fechar o negócio e assegurar que é uma empresa confiável.

Comprar imóvel comercial pronto

Um imóvel comercial pronto, já construído, é excelente para quem tem pressa em mudar. Para fechar o negócio, em geral você precisa dar uma entrada e combinar o restante do pagamento da forma mais conveniente para as partes.

O problema de comprar um imóvel comercial pronto é que eventualmente você precisa se dispor de mais recursos, além do valor do imóvel, para fazer eventuais adequações. Especialmente se o imóvel for antigo e precisando de reformas ou manutenção.

Processo de busca

Encontrar o imóvel comercial ideal para comprar, que esteja de acordo com as suas necessidades, não é algo fácil e rápido. Certamente, você passará horas ou dias em busca.

Antes de iniciar a sua busca pelo imóvel comercial ideal, faça uma pesquisa focado no que você deseja. Defina as suas prioridades e expectativas. Pense cuidadosamente no tipo de seu negócio, pois, negócios diferentes têm demandas diferentes, principalmente, de espaço. Assim, liste seus pré requisitos e mãos à obra.

Outro fator de suma importância é levantar todas as informações possíveis sobre o imóvel comercial que se interessou, antes de agendar a visita. Confira, por exemplo, se há a possibilidade de financiamento, se a documentação está regularizada e se a localização do imóvel permite a implantação da sua atividade.

Além de considerar as suas necessidades atuais, lembre-se de pensar no futuro. Talvez você acredite que tenha encontrado o imóvel comercial perfeito hoje, mas considere planos de expansão dos negócios e o desenvolvimento local para que o imóvel seja uma opção que comporte seu crescimento.

Observe a infraestrutura da região. Para o sucesso do seu negócio é imprescindível que o imóvel comercial tenha infraestrutura adequada. Verifique se o imóvel comercial está localizado em uma área de fácil acesso tanto para o seu público-alvo quanto para os seus funcionários; se é uma região segura; se há um bom sinal de telefone, assim como internet.

Pesquise, mas pesquise muito antes de escolher o seu imóvel comercial. A sua pesquisa precisa estar baseada em uma estratégia bem definida e não na emoção do momento.

Depois de selecionar cuidadosamente todos os imóveis de acordo com as suas expectativas, agende uma visita. Visite, inclusive, em dias diferentes o mesmo imóvel. Assim, fica mais fácil a avaliação da real movimentação de pessoas, potenciais clientes nas redondezas e quais horários há maior fluxo.

Importante visitar até mesmo a noite para avaliar a iluminação e aspectos de segurança. Além disso, identifique quais reformas serão necessárias e possíveis problemas que precisam ser resolvidos ou negociados com o proprietário.

Tenha atenção redobrada com a documentação do imóvel comercial. E para garantir que tudo está devidamente em ordem, conte com o auxílio de um corretor de imóveis especializado e consulte o advogado de sua empresa antes de fechar o negócio.

Gostou desse conteúdo? Então aproveite para assinar nossa newsletter e receba nossos conteúdos sempre em primeira mão. 

Posts relacionados

Deixe um comentário

Receba nossos conteúdos em primeira mão