4 itens para observar ao avaliar a estrutura de um galpão

10 minutos para ler

Escolher um armazém para a sua empresa é uma decisão muito estratégica. Existem diversos fatores que influenciam a definição do melhor espaço, mas muitas vezes, por desconhecimento, deixamos de observar alguns pontos importantes quanto à estrutura de galpão.

Caso a sua empresa precise de um local novo para armazenar, receber ou distribuir mercadorias, é necessário prestar atenção não apenas em aspectos como o tamanho e a localização, mas também no tipo de acabamento, na disponibilidade de energia, na capacidade de carga do piso, na estrutura do telhado, entre outros.

Para ajudar a sua escolha, a seguir, apresentaremos algumas dicas práticas que vão ajudar você a não ser pego de surpresa no futuro e acertar na estrutura de galpão! Continue lendo e confira.

Qual é a importância de escolher a estrutura certa para um galpão?

Se a sua empresa busca por um galpão, é porque entende que a adoção de um novo espaço é fundamental para a execução dos serviços e para o sucesso do negócio de uma maneira geral. Em outras palavras, a escolha certa é determinante para resolver antigas dificuldades da empresa e trazer novos benefícios. Confira alguns desses pontos logo abaixo.

Atender as necessidades da empresa

Com a inserção de um galpão na rotina de trabalho da sua empresa, as equipes passam a contar com um equipamento de alta qualidade e infraestrutura para atender carências pontuais e gerais do negócio.

Considerando o impacto que esse tipo de investimento traz, abre-se um leque de possibilidades para resolver necessidades antigas da instituição, por exemplo:

  • otimização dos serviços de distribuição;
  • aumento de espaço para armazenamento ou produção;
  • incremento da frota de veículos.

Implementar os procedimentos corretos para cada tipo de produto

No geral, a maior parte das empresas conta com locais para armazenar ou estocar seus produtos. Todavia, nem todos os espaços se mostram adequados para os variados tipos de produtos.

Em locais modestos ou sem estrutura adequada, os gestores acabam tendo que “se virar” para manter diferentes mercadorias conservadas.

Mas com a estrutura de galpão correta esse problema é resolvido. Isso porque as empresas especializadas projetam os espaços a fim de favorecer o armazenamento e a movimentação de cargas e a produção de mercadorias.

Assim, os produtos que precisam ser alocados separadamente ou demandam um tipo de empilhamento diferenciado, podem ser trabalhados sem nenhum tipo de dificuldade por parte dos profissionais.

1. Conheça os principais modelos desso tipo de construção

A escolha do tipo ideal do galpão pode influenciar no sucesso do seu negócio. Sendo assim, saiba mais sobre qual seria a opção mais acertada.

Galpão metálico pré-fabricado

O galpão metálico pré-fabricado oferece a estrutura perfeita para empresas que trabalham com grande estocagem e preferem uma armazenagem verticalizada. Sua principal vantagem é a montagem mais dinâmica. O metal utilizado aqui costuma ser galvanizado, deixando-o flexível e seguro ao mesmo tempo.

Galpão em arco

Os galpões em arco são excelentes para locais chuvosos ou que sofrem com diferentes fenômenos climáticos. A sua estrutura é feita em formato acústico, a fim de favorecer o escoamento da água nos telhados e diminuindo o risco de infiltrações no espaço.

Galpão de shed

A estrutura do galpão de shed é um pouco diferente das mostradas anteriormente. Sua cobertura é montada em formato de “degraus”, permitindo a criação de aberturas no alto do galpão e favorecendo a iluminação e a ventilação do local, refletindo em economia de energia por parte da empresa. Seu espaço interno também é considerável, tanto de forma transversal quanto longitudinal. Com isso, ele se torna excelente para empresas que trabalham com o armazenamento de produtos não perecíveis.

Galpão de lona duas águas

Essa é uma estrutura mais flexível, capaz de cobrir desde pequenas áreas à dezenas de metros de espaço. Por conta do seu tamanho, ele pode ser utilizado até para estacionamentos ou centros de distribuição. Além disso, um dos seus benefícios mais interessantes é a possibilidade de utilizar materiais translúcidos no telhado, favorecendo o aproveitamento da luz solar. Para garantir a estabilidade, a sua estrutura é sustentada por sistemas de tesoura, vigas ou terças.

Galpão de concreto pré-moldado

O método pré-moldado tem como principal característica a utilização de componentes padronizados. É considerado um galpão inteligente e apresenta diversos benefícios, tais como:

  • agilidade na construção;
  • economia;
  • segurança;

Além de todas as vantagens, é importante mencionar que o galpão pré moldado de concreto é um tipo de construção sustentável, que otimiza a operação e gera menos desperdício de materiais e recursos.

Vale dizer ainda que, seja qual for o modelo escolhido, o tipo de material aplicado fará toda diferença na estrutura do local. Veremos essa questão mais adiante.

2. Saiba quais são os erros mais cometidos na escolha do galpão

Neste tópico, você vai entender quais são os principais erros que muitos gestores cometem na hora de escolher um galpão para alugar.

Não checar as condições estruturais

Como vimos até aqui, a estrutura de galpão faz toda diferença para o sucesso ou fracasso das operações da empresa, tornando essencial uma análise prévia à escolha definitiva. Então, ao visitar o espaço pela primeira vez, verifique se tudo está em perfeitas condições, bem como o estado de telhados e paredes. Além disso, é importante observar:

  • se há pontos de infiltrações;
  • se existem rachaduras internas ou externas;
  • a procedência dos materiais utilizados na montagem.

Não conferir o tamanho adequado ao seu projeto

No tópico anterior, vimos como existem variados modelos de galpões. Além do tamanho e do tipo de material utilizado na construção, percebe-se que nem todos os armazéns são adequados para qualquer tipo de serviço. Por isso, é essencial que você não caia no erro: “se é um galpão, ele serve para a minha a empresa”

De fato, tanto o aluguel quanto a compra de um galpão só será eficiente se o espaço escolhido atender às necessidades do seu negócio. Armazéns de extensões tímidas jamais serão suficientes se a sua operação demandar grandes espaços, por exemplo, ou vice-versa.

Como dito: o imperativo é garantir a otimização das operações. Então, privilegie o custo-benefícioem vez do preço. Tenha em mente que os bons resultados só acontecerão se os processos forem executados corretamente.

Não verificar a localização

Um galpão deve ser pensado como uma peça estratégica, a fim de dinamizar processos como armazenamento, recebimento e distribuição. No entanto, isso dificilmente acontecerá se o local escolhido para ele apresentar dificuldades para entrada e saída de veículos.

É preciso que o escoamento da produção seja favorecido, que não existam dificuldades adicionais para a movimentação das cargas. Então, faça do novo galpão um diferencial competitivo: preze sempre por locais bem localizados estrategicamente, tanto em relação à própria região quanto em relação à empresa.

3. Avalie a estrutura do galpão

Agora que você já conheceu as diferentes estruturas e os erros mais comuns na hora de escolher um galpão, vejamos o que deve ser avaliado durante essa análise.

O tipo e a qualidade dos materiais

Como dissemos, ao avaliar a estrutura de um galpão você deverá levar em conta diversos fatores de acordo com o seu negócio. Por exemplo: qual é o tipo de piso que preciso? Um piso industrial polido, que seja bem liso e tenha boa capacidade de carga, ou um piso cimentado mais simples, ou revestido em cerâmica?

Além disso, alguns telhados são feitos de materiais que esquentam rapidamente, deixando o interior muito quente. Nesse caso, procure aqueles que contam com sistemas para aumentar o conforto térmico (ex.: lanternim, exaustores eólicos, venezianas ou as famosas “telhas sanduíches”).

Outro item importante é resistência a condições climáticas, como altas temperaturas, fortes chuvas, inundações. Inclusive, considere os possíveis pontos de infiltração para não ter surpresas na próxima chuva. Até galpões novos estão sujeitos a pequenas goteiras, preste atenção nisso!

Todos esses aspectos podem gerar dor de cabeça para quem aluga um galpão, por isso, preste atenção na estrutura e na qualidade dos materiais utilizados, e questione o seu consultor imobiliário sobre essas questões na hora de fechar o negócio.

As suas necessidades específicas

É natural querermos a melhor estrutura possível para instalar a nossa empresa, porém, nem sempre o melhor galpão será o mais adequado para o negócio. É preciso fazer uma análise objetiva do que realmente precisamos para evitar gastos desnecessários.

Por exemplo: se a sua necessidade é um galpão para armazenagem de andaimes usados e ferramentas para construção civil, que não seja utilizado para receber clientes, talvez você não precise investir em um imóvel com excelente padrão de acabamento, em ponto comercial nobre ou com uma subestação de energia de alta capacidade. Isso aumentaria o valor do aluguel sem refletir em grandes benefícios para a sua operação.

Por outro lado, se a sua empresa é uma transportadora que distribui produtos frágeis, de alto valor agregado e sensíveis à variações de temperatura, talvez seja interessante alugar um galpão em condomínio, com segurança 24 h, telhado com tratamento termoacústico e uma estrutura de primeira linha. Afinal, mesmo que o aluguel seja inicialmente mais alto, isso evitará gastos futuros e prejuízos com seu estoque.

4. Verifique outros itens importantes

Além da estrutura do galpão, não se esqueça de verificar a acessibilidade e a disponibilidade de certos serviços.

Verifique se as vias de acesso permitem a manobra de caminhões e carretas, se essa for uma necessidade. Certifique-se também de que há disponibilidade de energia suficiente para suas máquinas, e se a metragem escolhida atenderá a sua empresa em uma possível expansão. Ainda, lembre-se de que os seus funcionários e clientes ficarão satisfeitos em um espaço acessível e acolhedor!

Enfim, são mesmo vários os fatores que precisam ser avaliados na hora de escolher a estrutura de galpão, e todos eles devem ser analisados com muito cuidado. Quanto mais desenvolvido for esse trabalho prévio, maiores serão as chances de acerto.

Agora que você já conhece alguns deles, entre em contato com a SÓ GALPÕES, especialista em locação, venda, avaliação e consultoria na área, e conte conosco para ajudá-lo na escolha do local ideal para o seu negócio!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Share This